(CATÓLICA – SC)
O uso excessivo e indiscriminado de remédios à base de corticoide é a causa principal (e evitável) de síndrome de Cushing. Afora esses casos, o diagnóstico de hipercortisolismo e a identificação de sua causa estão, sem dúvida, entre as tarefas mais difíceis enfrentadas pelos endocrinologistas. (...)
Sinais e sintomas da síndrome de Cushing: ocorre um aumento e redistribuição da gordura corporal, com obesidade abdominal (visceral), face em forma de “lua cheia”, giba costal (acúmulo de gordura na parte superior das costas) e membros relativamente magros (hipotrofia muscular). Os pacientes também desenvolvem pele com acne e estrias vinhosas, aumento de pelos fora das localizações habituais (hirsutismo), irregularidades menstruais, fraqueza, osteoporose, pressão alta, diabetes, predisposição a infecções e sintomas psicológicos como depressão ou psicose. Em crianças, pode provocar parada do crescimento.
Fonte: . Acesso em: 18/12/2014.
O cortisol, hormônio cujo desequilíbrio é responsável pela doença de Cushing, é produzido pela mesma região e glândula que o(s) hormônio(s):
A
adrenalina e noradrenalina.
B
glucagon.
C
ocitocina.
D
ADH.
E
aldosterona.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Letra E (Aldosterona)
Explicação:
O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona.
Perguntas interessantes