Católica – SC) Expressão difundida no Brasil durante a década de 1990 e recentemente popularizada pela cobertura midiática sobre a crise hídrica na região Sudeste [2014/15], os “rios voadores” são cursos de água atmosféricos formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, propelidos pelos ventos. Os rios voadores formam-se na porção setentrional brasileira, onde a cobertura vegetal funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. A floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste do continente, onde uma barreira natural força as massas de ar ainda carregadas de vapor de água para outras regiões da América do Sul. Essa umidade, eventualmente, se transforma em chuva que alimenta reservatórios hídricos superficiais e subterrâneos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Texto adaptado de NOBRE, A. D. O futuro climático da Amazônia: relatório de avaliação científica. São José dos Campos: ARA: CCST-INPE: INPA, 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2015. Assinale a única alternativa que menciona corretamente os principais fatores que originam e permitem que os rios voadores contribuam, significativamente, para o volume pluviométrico anual da região Centro-Sul do território brasileiro e parte da América do Sul. (A) Ventos contra-alísios; Cerrado; fotossíntese; Cordilheira dos Andes. (B) Ventos alísios; floresta Amazônica; condensação; Escudo das Guianas. (C) Ventos alísios; floresta Amazônica; evapotranspiração; Cordilheira dos Andes. (D) Ventos contra-alísios; Mata Atlântica; evapotranspiração; Monte Roraima. (E) Ventos contra-alísios; floresta Amazônica; evapotranspiração; Cordilheira dos Andes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1-A) Ventos contra-alísios; Cerrado; fotossíntese; Cordilheira dos Andes.
B) Ventos alísios; floresta Amazônica; condensação; Escudo das Guianas.
C) Ventos alísios; floresta Amazônica; evapotranspiração; Cordilheira dos Andes.
D) Ventos contra-alísios; Mata Atlântica; evapotranspiração; Monte Roraima.
E) Ventos contra-alísios; floresta Amazônica; evapotranspiração; Cordilheira dos Andes.
BOM DIA
Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.
Podemos afirmar que a umidade presente na floresta amazônica contribui significativamente para o surgimento do fenômeno dos "rios voadores".
O clima da floresta é o grande responsável pela geração da umidade. No entanto, fatores como o desmatamento e queimadas em grande escala acabam interferindo na atuação natural da floresta amazônica - o que gera uma alteração do espaço geográfico e a modificação do clima.
Diante disto, a alternativa correta é a letra "D".
ESPERO TER AJUDADO !