Categoria:
Autor:
Diálogos com a literatura – Ativ. 1 – Des. 2 - O indígena na nossa literatura.
Leia o texto e responda o que pede:
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber.
[. ]
O texto revela:
a visão do indígena de si próprio
visão europeia do indígena no momento da descoberta do Brasil
visão elitizada da cultura africana
visão pré-concebida das culturas asiáticas
Soluções para a tarefa
O texto de autoria de Pero Vaz de Caminha revela a visão europeia do indígena no momento da descoberta do Brasil. Alternativa B.
A visão dos europeus sobre os indígenas brasileiros
O texto produzido ainda no período pré-colonial brasileiro expressa as impressões dos portugueses sobre os povos nativos, pois comparativamente, os indígenas andavam despidos e enfeitavam seus corpos, enquanto os portugueses estranhavam tal comportamento por estarem sempre vestidos e se comportarem de modo mais adequado segundo sua visão.
É possível perceber ainda que para os portugueses tais atitudes eram vergonhosas, no entanto, a inocência dos indígenas fazia tudo parecer natural, já que eram nascidos nessa cultura e desconheciam os modos europeus.
Mais sobre os povos indígenas: https://brainly.com.br/tarefa/15684804