Categoria: Autor: 4º Bim - Língua Portuguesa - Existe vida fora da Internet? (1ª série) Habilidade: (EM13LP40) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman discorre sobre as relações humanas em tempos atuais. A "vida líquida" e a "modernidade líquida" estão intimamente ligadas. A "vida líquida" é uma forma de vida que tende a ser levada adiante numa sociedade líquido-moderna. "‘Líquido-moderna’ é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir" (BAUMAN, 2009, p. 7). As mudanças a que se refere Bauman são causadas por diversos fatores, entre os quais a tecnologia e seus recursos. Abaixo encontram-se manchetes de periódicos jornalísticos. Assinale aquela que revela um EFEITO POSITIVO da relação supramencionada.
Soluções para a tarefa
De acordo com Zygmunt Bauman, os conceitos de modernidade sólida e líquida devem ser diferenciados e evidenciados na sociedade.
Modernidade é uma época que abrange o pós-Segunda Guerra Mundial e se estende aos conceitos de solidez e liquidez. Para o pensador polonês, a modernidade sólida representa as relações humanas sólidas e rígidas, onde a verdade e a transparência prevalecem.
Já a modernidade líquida representa uma sociedade marcada pelas relações humanas frágeis e consumeiras. Para Bauman, as relações econômicas se sobrepuseram às relações de amor e de amizade.
A modernidade líquida é rápida e fugaz, pois está em constante mudança para manter a lógica do capitalismo selvagem e da superficialidade.
Link: brainly.com.br/tarefa/20836918