Categoria:
Autor:
3º BIM - LP - Que tal um filme? (3ª série/sequência 2/aula 1) - 09.09.2021.
“Ler, compreender, analisar e interpretar textos dissertativos/argumentativos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.”
09/09/21 - 3ª Série EM - Língua Portuguesa - Que tal um filme?
ENEM 2011.
O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cicero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos
e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cicero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.
NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.
O autor discute problemas relacionados envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é
Soluções para a tarefa
Resposta:
E:
"mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento."
Explicação:
A intenção do texto é apresentar a ideia de que é possível aceitar o envelhecimento sem angústias ou amarguras e que cada fase da vida possui os seus encantos e dificuldades.
O livro de Cícero possui algumas situações relacionadas à velhice e a aceitação sobre este aspecto. O argumento que ele utiliza é devemos aceitar que todos envelheceremos, algum dia (item D).
É possível indicar que o trecho da argumentação de Cícero que mais se relaciona com o título é "Que sentido há em pensar na velhice, quando a probabilidade de morrer jovem era tão alta?".
Ele cita alguns elementos como os períodos da humanidade pelos quais o homem passou, enquanto envelhecia. Para o autor, não devemos nos preocupar com a idade, pois se trata de um processo natural.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/45636472