Português, perguntado por millenymm15, 6 meses atrás

Categoria:
Autor:
3º Bim - Língua Portuguesa - Romantismo no ar (2ª série)
Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.
(Enem)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.


MidewAmigoDoGar: 1-B 2-A 3-B
yogabriel24593: 1-B; 2-A; 3-B confirma, obrigado!
MidewAmigoDoGar: De nada meu rei.

Soluções para a tarefa

Respondido por himawariuzumaki0
63

Resposta:

1. alternativa B

2. alternativa A

3. alternativa B

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Anexos:

emy127: muito obg, e amei sua foto de perfil :) S2
Respondido por raffasiilveira
3

O fundamento do lirismo presente no soneto de Álvares de Azevedo é a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda, assim como o apontado pela alternativa B.

Esta melancolia é advinda da dificuldade ou impossibilidade de se lidar com a perda e não suportar a dor do luto, no sentido amplo da palavra, não necessariamente a morte de uma pessoa. O soneto em questão, deixa em aberto a pequena possibilidade de que a morte que ocorreu tenha sido a morte do relacionamento e não da amante em si.

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