ENEM, perguntado por AlexiaMackenzye1457, 4 meses atrás

Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - Literatura? (2ª série) Identificar em manifestações culturais, individuais e/oucoletivas, elementos estéticos, históricos e sociais. Leia os textos abaixo para responder à questão: (Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92) (Texto 2) O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145) I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos. II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor. III. No texto "Descuidar do lixo é sujeira", a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários. IV. O texto "O bicho" é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária. Estão corretas as proposições: I, III e IV. III e IV I, II, III e IV. I e IV. II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
1

O primeiro texto expressa uma linguagem denotativa e o poema de Manuel Bandeira utiliza figuras de linguagem (B- III e IV).

A notícia apresenta, de modo objetivo, a situação da poluição dos locais públicos e a problemática do descarte dos lixos em locais inapropriados.

O trecho do poema "O Bicho" expressa o choque com a situação, pois “[...] O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem".

A obra de Bandeira é uma crítica à racionalidade humana e à sua superioridade em relação aos demais animais. O poeta entende e escreve, de modo subjetivo, que o homem pode ser pior que até o animal mais feroz que existe.

Manuel Bandeira, autor modernista brasileiro, nasceu em 1886, em Recife, e morreu em 1968, aos 82 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de tuberculose.

Ainda jovem, dedicou-se aos escritos e à poesia, escrevendo para os jornais locais. A primeira obra publicada por Bandeira foi no ano de 1917, sendo influenciado por movimentos literários, como: o Parnasianismo e o Simbolismo.

O poeta participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, e apresentou seu famosíssimo poema "Os Sapos", onde criticava os métodos clássicos de se "fazer" poesia.

Além de docente, Manuel Bandeira foi nomeado membro da Academia Brasileira de Letras, tendo seu enfoque artístico direcionado à prosa, à crônica e a obras onde a memória era seu tema principal.

Três obras de Bandeira são: Estrela da Manhã (1936), Autoria das Cartas Chilenas (1940) e Libertinagem (1930).

Link: brainly.com.br/tarefa/16163945

Anexos:

todinhoUwu: suas respostas são excelentes muito obrigado
Perguntas interessantes