Português, perguntado por marianaalvez942, 7 meses atrás

Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - Aprofundamento temático (2ª série) Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica. (ENEM- 2017) PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ele apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. BOBBIP, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado). De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados. difusão do pensamento e das preferências das grandes massas. imposição das ideias e posições de grupos específicos. decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra. identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado. REALIDADE IGNORADA […] Afirmar que o investimento por aluno em universidades públicas é maior do que o financiamento por aluno em instituições privadas é uma obviedade. As primeiras são responsáveis por quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país. O Banco Mundial ignora aspectos fundamentais da atuação das universidades federais. Públicas e gratuitas acolhem alunos de todas as origens sociais, raças e etnias. Mantêm uma rede de hospitais públicos de alta complexidade, clínicas, laboratórios e serviços diversos de atendimento gratuito à comunidade, sendo, muitas vezes, as únicas opções de acesso ao atendimento de saúde. O que surpreende é que as universidades federais consigam resultados acadêmicos, científicos e sociais tão expressivos, apesar de políticas de financiamento instáveis e de ataques recorrentes dos grandes grupos econômicos. […] TOURINHO, Emmanuel. Realidade ignorada. O Globo, 18 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018. Além de textos informativos, a imprensa também dá espaço para textos opinativos, assegurando a especialistas a livre expressão. No artigo em questão, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior posiciona-se contra o relatório do Banco Mundial. Em meio a seus argumentos, estabelece como diferença entre as instituições públicas e as privadas o fato de que a)as primeiras focam na pesquisa, não na sociedade.
B)as primeiras põem-se a serviço apenas da saúde.
c) as segundas têm resultados acadêmicos menores.
d)as segundas recebem dinheiro de grupos econômicos.
e)as segundas dedicam-se majoritariamente ao ensino.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sheilapereira878
0

Resposta: Questão 1) de acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

Alternativa (C): imposições das ideias e posições de grupos específicos.

Questão 2) em meio a seus argumentos, estabelece como diferença entre as instituições públicas e as privadas o fato de que

Alternativa (E): As segundas dedicam- se majoritariamente ao ensino.

Explicação: pessoal eu tive que resumir a questão da pergunta 1 e 2 mais pelo menos, dá pra entender, Espero ter ajudado!!! Bons estudos!!! (。♡‿♡。)

Respondido por Leticia140778
0

Formulação de opinião

Em relação as questões que visam a formulação de opinião é possível informar que as seguintes alternativas são as corretas.

  • Questão 1: imposição de ideias e posição de grupos específicos. (alternativa c)
  • Questão 2: A segunda dedicam-se majoritariamente ao ensino (alternativa e)

Como fazer um texto de opinião

O artigo de opinião englobo o gênero textual argumentativo, sendo o mesmo parte de jornais, revistas, blogs de opinião...Normalmente, a linguagem neste tipo de texto é norma culta, podendo utilizar uma linguagem mais informal.

A estrutura de um texto de opinião compreende:

  • Introdução do assunto;
  • desenvolvimento com argumentação;
  • conclusão.

É importante destacar que ao apresentar a introdução pelo menos duas teses a respeito do assunto podem ser apresentadas, sendo que no desenvolvimento essas teses serão discutidas e aprofundadas.

Uma sugestão para desenvolver um texto argumentativo com qualidade é se informar sobre os assuntos da sociedade e ler muito, pois a leitura facilita a escrita.

Saiba mais sobre os artigos de opinião e a formulação dos mesmos:

https://brainly.com.br/tarefa/26985134

Anexos:
Perguntas interessantes