Categoria:
Autor:
2BIM - SOCI - 17/06/21 - 2ª série EM - Sociologia - Não sabia que queria até agora!
Refletir criticamente a respeito da produção em massa.
17/06/21 - 2ª série EM - Sociologia - Não sabia que queria até agora!
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de São Paulo - SP Prova: FGV - 2016 - Prefeitura de São Paulo - SP - Professor - Sociologia
A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente:
image
a) V, F e F.
b)V, V e F
c)V, F e V.
d)F, V e V.
e) V, V e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) V,V e V
Explicação:
fiz e tava certo
Sobre a cultura de massa: V-V-V (ALTERNATIVA E)
Theodor Adorno, filósofo da Escola de Frankfurt, contrapõe "indústria cultural" e "cultura de massa". Para ele, "indústria cultural" é um bem cultural apropriado pelo sistema capitalista, fazendo com que o povo consuma a arte capitalista sem consciência de que seu gosto está sendo coisificado e massificado, a fim de ser ponte para o lucro do empreendimento capitalista.
A partir do processo de mercantilização da cultura, não há cultura de massa, ou seja, cultura própria do povo. O que existe são culturas em formatos de bens que são usadas para enriquecimento da classe elitizada e a arte, uma ferramenta de manipulação para favorecer o consumo selvagem.
Link: brainly.com.br/tarefa/19081783