Casos verídicos de histórias sobre meninos-lobo são conhecidos por muitas pessoas. Tratam-se de crianças que viveram a maior parte da vida, ou até a morte, com famílias de lobos em ambientes selvagens, como matas e florestas.
Os comportamentos observáveis dessas crianças eram, eminentemente, de lobos e não se pareciam com os hábitos e as interações humanas. Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos, e eram incapazes de permanecer em pé. Alimentavam-se de carne crua e comiam e bebiam como os animais, assim como não demonstravam emoções como choro ou riso.
Pesquise e reflita sobre esses casos e responda:
a) O que caracteriza o ser humano?
b) Como podemos explicar esses casos, a partir da definição de cultura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que caracteriza o ser humano é a cultura, suas manifestações e interações. Isto significa que a característica que o distingue dos animais é a forma de comunicação propriamente cultural, que se dá por meio da troca de símbolos e por elaboração das atividades rituais aferentes à estes.
Desta forma, a cultura é compreendida como um conjunto de produções e bens materiais e imateriais pelo homem. Assim, o ser humano é cultural porque há uma comunicação que é cultural. Isto é, ela é produzida pelos homens e entre eles. De tal maneira, a cultura transforma a natureza e seu meio, aperfeiçoa meios de sobrevivência e desenvolve técnicas (como o direito, a arquitetura, a tecnologia, a música, a ciência, a arte, etc), por meio do uso da razão, do trabalho e da lógica.
O desenvolvimento da cultura e do homem como ser cultural se dá em grande parte por meio da interação, das manifestações culturais, da linguagem, do processo de ensino e das tradições, que são passadas entre gerações e grupos, em um determinado contexto social.
Casos de meninos-lobo podem ser explicados justamente por se tratar de uma falta de interação humana, a qual coloca as crianças em um ambiente de limitação cultural, pois estas não tiveram nenhum contato com a linguagem humana, com os símbolos e com outros seres humanos, fazendo com que não tenham acesso ao que é construído pela sociedade humana e, por isso, não se desenvolvam como seres humanos. Podemos concluir, assim, que as interações são fundamentais para a sociedade humana e para o seu desenvolvimento cultural. Não se nasce humano, mas torna-se, a partir do processo de ensino e dos aspectos culturais e sociais acessados.
Explicação:
O que caracteriza os seres humanos é a racionalidade, porém o meio em que a pessoa cresce e se desenvolve pode fazer com que o racional, o sentimento ou, no caso das crianças lobo, que o instinto prevaleça.
O caso dos meninos lobos expõe a ideia do quanto é importante o ambiente cultural e o quanto ele nos define como seres humanos.
Se formos pegar o exemplo das duas meninas que foram encontradas no território indiano por volta de 1920, conhecidas como Amala e Kamala. Quando foram retiradas da floresta ambas se comportavam como se fossem lobos, andavam de quatro, uivavam, não sorriam e nem choravam.
Amala, a menor, que tinha por volta de um ano não sobreviveu muito tempo após o resgate. Já a Kamala levou 6 anos para ser humanizada e perder as característica de lobo. Durante esses 6 anos ela conseguiu pronunciar somente 50 palavras.
O quanto é forte o condicionamento cultural, sendo que as duas não tinham nenhum tipo de deficiência e deixar o instinto crescer e prevalecer.
A cultura do meio é determinante para desenvolvimento dos seres humanos e também para a aprendizagem. É o meio que vai determinar que somos e o que somos.
Quer saber mais sobre as características dos seres humanos?https://brainly.com.br/tarefa/39627215