casos especiais da primeira lei de mendel
Soluções para a tarefa
A 1a. Lei de Mendel estabelece que, num cruzamento entre 2 indivíduos híbridos (=heterozigotos) para 1 par de genes (com relação de dominância completa entre eles) a proporção fenotípica dos descendentes será sempre próxima de 3/4 dominantes (1 AA e 2 Aa) para 1/4 de recessivos (aa). Simplificando: 3 para 1 (ou 75% : 25%).
Porém há casos que fogem dessa regra geral:
Genes codominantes - na herança de genes desse tipo, o heterozigoto apresenta um fenótipo "misto". É o caso do sangue tipo AB (onde os genes para o sangue tipo A e o sangue tipo B não têm dominância entre si.
Genes sem dominância - nesse caso, o heterozigoto apresenta ambos os fenótipos. É o caso das flores da planta maravilha (Mirabilis jalapa) cujas flores heterozigotas têm pétalas com 2 cores: branca e vermelha.
Genes letais - nesse caso, um dos genes (dominante ou recessivo) causa a morte do embrião homozigoto (AA se for dominante ou aa se for recessivo). Então, na proporção dos descendentes, só se contam os que podem sobreviver (Aa e aa se o gene for dominante ou AA e Aa se o gene for recessivo).
Espero ter ajudado.