Casos de queimadura por frio, as medidas para socorrer a vítima é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.
Resposta:
As lesões por congelamento são frequentemente classificadas pela profundidade da lesão e pela quantidade de dano tecidual com base na aparência após o reaquecimento. Assim, as lesões são classificadas em:
Grau 1: Sem cianose de extremidade ? portanto, apenas congelamento parcial; podem ocorrer eritema, edema leve, ausência de bolhas e descamação ocasional da pele vários dias depois. O prognóstico é excelente e os achados são preditores de que o paciente não irá necessitar de amputação ou irá apresentar sequelas.
Grau 2: Envolve cianose de falanges distais e representa congelamento total da pele. Ocorrem formação de edema substancial, ao longo de 3 a 4 horas, eritema e formação de bolhas cheias de líquido. As bolhas formam-se dentro de 6 a 24 horas, estendem-se até o final dos dígitos e, em geral, descamam e formam escaras pretas duras durante vários dias. O paciente se queixa de parestesias, seguida de dor latejante. O prognóstico é bom; as lesões de segundo grau são preditivas de necessidade de intervenção limitadas à amputação de tecidos moles ou sequelas em pontas de dedos.
Grau 3: Paciente com cianose de falanges proximais e intermediária, com lesões que se estendem ao plexo subdérmico; podem ocorrer bolhas hemorrágicas, necrose e descoloração da pele. O paciente pode queixar-se de que a extremidade envolvida parece um “bloco de madeira”; podem ocorrer parestesias e dor local. A presença dessas lesões são preditoras de amputação óssea do dígito e sequelas.
Grau 4: Ocorre cianose em ossos do carpo ou tarso. As lesões se estendem para os tecidos subcutâneos, o músculo, o osso e o tendão. Há pouco edema. A pele é mosqueada, com cianose e, eventualmente, forma uma cicatriz mumificada profunda, seca e negra. As vesículas frequentemente se apresentam de forma tardia, se aparecerem, com bolhas pequenas e sanguinolentas que não se estendem até as pontas dos dedos. O paciente pode se queixar de dor articular. As lesões são preditoras da necessidade de amputação do membro e sequelas funcionais