ENEM, perguntado por LauraCampos41221, 5 meses atrás

(. ) Caso o esmalte externo da face proximal estiver hígido ou apenas desmineralizado, pode ser conservado, fazendo-se então o preenchimento do túnel com cimento de ionômero de vidro com o objetivo de remineralizar a lesão, segundo HASSELROT (1993). Teremos, desta forma, uma cavidade classe I com um túnel em direção a uma face proximal, mas sem a abertura desta face. Caso o Túnel feito seja completo, devera ser restaurado com resina composta ou cimento de ionômero de vidro. Não é indicado o uso de amálgama uma vez que o seu coeficiente de expansão térmico é diferente do coeficiente do esmalte o que facilitaria fratura da crista marginal que pelas características da lesão fica enfraquecida (. )"

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

Diante do preparo da cavidade dentária, de um dente em tratamento da cárie, podemos considerar que o procedimento realizado na face de um pré-molar na região proximal será um preparo do tipo Túnel, este que caracteriza-se por um preparo proximal da superfície sem que ocorra o envolvimento da chamada crista marginal.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa A.

Caracterizando o preparo de uma cavidade dentária

Podemos definir que o preparo de um dente caracteriza-se pela remoção do esmalte sem que haja apoio dentinário, ou seja, esse processo facilita a visualização através da exposição do processo patológico e assim permitindo uma maior manipulação instrumental nas próximas etapas.

Logo, ao ser utilizado o preparo cavitário através de resinas compostas esta deve, necessariamente, restringir-se  ao tecido que esta com a cárie, no qual a dentina está infectada e com a presença de necrose, resultando em manter o tecido que encontra-se sadio.

Complemento do enunciado

Em relação ao preparo cavitário no tratamento de uma cárie qual o nome que se dá ao procedimento realizado na face proximal de um pré-molar conforme destacado na imagem?

Escolha uma:

a. Preparo cavitário tipo Túnel que é a cavidade preparada na(s) superfície(s) proximal sem envolvimento da crista marginal

b. Preparo cavitário slot horizontal, um tipo de preparo aplicado a situações estritamente proximal, o seja, envolve a face proximal do elemento dental.

c. Preparo cavitário tipo Slot vertical, um tipo de preparo conservador em que o acesso a cárie é realizado na crista marginal, permitindo uma maior segurança durante o processo de remoção da lesão. Este preparo é o mais indicado para remoção de cáries proximais em dentes posteriores.

d. Preparo cavitário tipo Shot Gun, que é realizado nos molares inferiores através de minicavidades nas superfícies oclusais destes dentes.

e. Preparo cavitário tipo Inlay, um preparo cavitário intra coronário para restaurações de cerâmica ou resina.

Entenda mais sobre resina composta aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24938078

#SPJ4

Perguntas interessantes