Caso nosso planeta fosse plano, quais seriam as consequências?
Soluções para a tarefa
A teoria de que a Terra é plana ganhou adeptos nos últimos anos, com a primeira conferência de "terraplanistas" realizada no fim do ano passado nos Estados Unidos. Há inclusive celebridades de Hollywood que a defendem. E, apesar de haver muitas provas (gráficas e físicas) de que o nosso planeta é redondo, o debate ressurge com frequência.
Por isso, a fim de acabar com as especulações, o geofísico James Davis, da Universidade de Columbia, em Nova York, membro do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, idealizou um cenário de como seria a Terra se ela fosse de fato plana, tendo como base pressupostos dos terraplanistas.
Como por exemplo:
1. A gravidade
Quem acredita que a Terra tem a forma de um disco parte do pressuposto de que a gravidade exerceria sua força diretamente para baixo, mas não é assim que funciona esse fenômeno. Davis esclarece que, segundo o que sabemos sobre a força gravitacional, ela puxa tudo para o centro.
Quem acredita que a Terra tem a forma de um disco parte do pressuposto de que a gravidade exerceria sua força diretamente para baixo, mas não é assim que funciona esse fenômeno. Davis esclarece que, segundo o que sabemos sobre a força gravitacional, ela puxa tudo para o centro.
O modelo de Sistema Solar que prevalece hoje situa o Sol no centro deste conjunto, onde a Terra circula ao redor da estrela - graças a uma órbita que nos aproxima e nos distancia desse astro de acordo com a época do ano.
As leis da física que conhecemos hoje em dia estabelecem que o núcleo da Terra gera seu campo magnético.
As belas auroras boreais são produzidas quando o vento solar se choca com o campo magnético da Terra
Em um planeta plano, segundo os defensores desse modelo, esse campo não existe. Sendo assim, diz o especialista, não haveria uma atmosfera, o que faria com que o ar e os mares fossem parar no espaço. É o que ocorreu em Marte quando o planeta perdeu seu campo magnético.
Resposta:
Você seria puxado constantemente para o norte
Expostos no espaço
Sem referenciais para navegação
1:Isso aconteceria porque podemos ter a sensação de que a gravidade nos puxa para baixo o tempo todo, mas na verdade somos atraídos para o centro da Terra. Em um planeta redondo, isso funciona muito bem, mas, com o formato de um disco, tudo seria atraído constantemente em direção ao norte.
2Ele é responsável por nos proteger de raios cósmicos e radiação solar, além de manter a atmosfera como a conhecemos. Com uma Terra estacionária, não demoraria muito para que o ar se dissipasse, deixando nosso planeta vulnerável a meteoros e cometas.
3Sem a rotação da Terra, satélites não teriam condições de se manter em órbita. Além disso, o céu seria o mesmo no mundo todo, independente da sua posição, assim como o movimento das estrelas seria aparentemente interrompido.