Caso Clínico. J.B., 32 anos, trabalhador rural. Chegou ao seu local de estágio, trazido por colegas, por volta das 10:00 horas da manhã, após ter desmaiado em lavoura. O encaminharam para lá por saberem que ali se encontram profissionais da área da saúde. O paciente te conta que nos últimos dias alimentou-se mal e, nesta manhã, saiu de casa sem comer nada e iniciou o trabalho. Após 60 minutos de trabalho relata que começou a sentir dor de cabeça e tonturas. Com o passar dos minutos esses sintomas foram aumentando em intensidade e surgiram uma intensa fraqueza e sudorese fria. Insistindo com a atividade que fazia, a tontura tornou-se muito forte e escureceu– lhe a vista, vindo a cair da própria altura. No momento do exame, encontra-se pálido, sudoreico, extremidades frias e referindo forte dor de cabeça. VOCÊ DEVE DESCREVER O QUE ACONTECE NO ORGANISMO DESTE PACIENTE BIOQUIMICAMENTE, UTILIZANDO SEUS CONHECIMENTOS SOBRE ANABOLISMO E CATABOLISMO DE NUTRIENTES. EXPLIQUE EM SEU TEXTO O QUE É ATP E SUA IMPORTÂNCIA. QUAL (IS) SÃO SUAS ORIENTAÇÕES A ESTE PACIENTE APÓS SEU ATENDIMENTO? NÃO HÁ LIMITE DE LINHAS; SEJA OBJETIVO E CIENTÍFICO; REFERENCIE SEU TRABALHO;
Soluções para a tarefa
Dentro das células ocorrem dois processos essenciais para a manutenção da vida: a entrega de glicose e de oxigênio para as células e a retirada de água e de gás carbônico. Os produtos da glicólise precisam ser retirados para que as células não fiquem cada vez maiores e mais inchadas, levando-as à explosão.
Por isso, a realização da glicólise é de suma importância para a vida da célula, e para realizar este processo, ela precisa receber a glicose e o oxigênio. Ambos os componentes são transportados pelo sistema circulatório, sendo que a glicose parte do sistema digestório para a célula e o oxigênio parte do sistema respiratório para a célula.
A glicólise e o oxigênio se juntarão à a energia em forma de ATP, que fica armazenada no interior da célula para ser usada conforme o necessário. Por último, o gás carbônico a água saem da célula e serão eliminados pelo organismo.
Se um indivíduo não fornece energia para o seu corpo, o metabolismo, depois de certo tempo, esgota suas reservas e não é capaz de continuar operando satisfatoriamente.
Espero ter ajudado, bons estudos.