CASO 1:
Uma jovem senhora ficou viúva com três filhos pequenos e precisou trabalhar para sustentar a família, pois a pensão era apenas de um salário. Decidiu aprender costura para trabalhar em casa e poder cuidar dos filhos. Logo nas primeiras aulas achou que não tinha jeito para costura e desistiu. Aprendeu, então, a fazer doces e salgados. No dia em que recebeu o dinheiro de sua pensão comprou o material necessário, fez deliciosos salgados, arrumou-os em quatro pratinhos, levando cada um para uma pessoa conhecida que poderia fazer-lhe encomendas. Pouco a pouco, elas chegaram e foram sempre aumentando. Mas aquela jovem senhora queixava-se de que as pernas doíam porque tinha muitas varizes e que assim não poderia ganhar a vida. Além disso, a renda era irregular: havia meses em que ganhava muito e outros meses em que ganhava pouco. Foi deixando de aceitar encomendas. E lamentando-se sempre que era impossível viver só com a pensão de um salário…
CASO 2:
Joelson sempre quis fazer parte de um time do seu clube. Queria ser atleta, mas o porte franzino não o ajudava.Conseguiu, no máximo, ser o segundo reserva. Um dia, na falta do artilheiro e do primeiro reserva, Joelson entrou em campo. Um passe mal feito trouxe um gol do time adversário. Joelson não conseguiu mais chance no time de futebol. Algum tempo depois tentou o time de basquete, mas não revelou nenhum talento e foi esquecido. Mas Joelson estava decidido a ser atleta. Observou onde estavam suas falhas e resolveu eliminá-las. Dizia sempre: “querer é poder”. Improvisou uma cesta de basquete feita com arame, prendeu-a numa haste e passou a atirar bolas, durante todas as suas horas livres. Treinou muito. Passou também a fazer exercícios regulares de ginástica e conseguiu até crescer um pouco. Um ano depois Joelson integrava o time de basquete do seu clube. Era um jogador muito ágil que obtive muitos títulos de campeão.
1. Analisando os casos, o que observamos sobre perseverar no caso 1 e no caso 2?
2. E você, conhece algum caso de perseverança? Comente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1=O caso 1 a moça viúva desistiu assim que as coisas começaram a dar errado.
Já o caso 2 o atleta não desistiu ele aprendeu com seus erros e melhorou suas habilidades .
2=Resposta pessoal mas vou dar um exemplo eu conheço é uma pessoa determinada que não desiste ela parou de estudar por ter engravidado mas 15 anos depois voltou a estudar e hj é formada!
Explicação:
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás