Administração, perguntado por SeuPaifoiembora, 1 ano atrás

Case FIAT UNO

De acordo ao explicado responda as questões:
1. Quais são as causas do sucesso deste case?
2. Qual é o segmento para que foi destinado esse carro? Argumente.
3. Qual foi a estratégia e posicionamento adotados pela Fiat? Argumente.
4. Quais elementos da cultura organizacional consegue diagnosticar? Argumente.
5. Quais elementos da identidade corporativa consegue diagnosticar? Argumente.
6. Quais elementos de criatividade consegue diagnosticar nesse case? Argumente.
7. Quais indicadores de criatividade vc. consegue elaborar para comparar este caso com outro? Argumente.
8. Quais ações de Endomarketing empreendeu a Fiat para este produto?
9. Quais etapas do ciclo do Marketing Digital você identifica no texto? Argumente.
10. Levando em conta o perfil atual dos clientes desse produto quais ações poderiam ser implementadas para manter e fidelizar esses clientes?
11. Cite 5 ações de Marketing Virtual realizadas pela Fiat para o lançamento do Uno? Escolha duas delas e explique por que você as avalia como as mais importantes.
12. Identifique 2 acertos e 2 erros da campanha Novo Uno da Fiat. Explique as causas desses 2 desacertos e como você os concertaria se estivesse comandando a campanha.
13. Se você fosse chamado como consultor por essa empresa quais medidas e ações novas de Marketing Virtual implementaria?

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelvarela8p8f0e7
2

Resposta:

Cannes – A Fiat percebeu que faz todo sentido perguntar aos consumidores como deve ser o carro que eles mesmos vão dirigir. E que faria mais sentido ainda se as sugestões fossem aceitas. Deste conceito nasceu o Fiat Mio, apresentado há dois anos como o primeiro carro totalmente colaborativo, ou crowdsourced. Foi este o apelo da montadora para subir no palco do Debussy, o principal auditório de Cannes, na manhã desta terça- feira.

Ancorado por Abel Reis e Pedro Cabral, representantes da AGE/Isobar, agência que trabalhou a marca do Mio, o diretor de marketing João Ciaco destrinchou o case. Ao considerar o movimento como “revolucionário”, chamou a indústria automobilística de “conservadora”, adjetivo que também estende à comunicação que é feita por este mercado.

Para Abel Reis, o futuro é a co-criação. O projeto da Fiat foi construído em três pilares com foco essencialmente voltado para as redes sociais. Por meio de site e perfis no Twitter e no Facebook, a companhia abriu os ouvidos a quase 12 mil comentários a fim de interferir desde a produção até o design do carro-conceito.

A ação não foi restrita ao Brasil. Cerca de 160 países contribuíram com opiniões e ajudaram a finalizar o carro, cujas especificações estavam disponíveis para que o consumidor pudesse baixá-las e montar o seu próprio protótipo. Exemplo de como comunicar e engajar o publico sem o forte apelo da mídia tradicional.

Por fim, depois de atiçar a curiosidade do público, a Fiat anunciou, ao vivo, que o Mio estaria disponível para visitação no andar de baixo do Palais des Festivals.

Perguntas interessantes