Case 1
Na MA, escritório de contabilidade, a cultura é bastante informal, baseia-se no espírito de escritório “open space”, no qual todos os colaboradores cooperam em conjunto caso tenham alguma dúvida ou ideia para expor. Desde cedo (no processo de recrutamento), a empresa tem a noção do que procura no candidato, ou seja, alguém que se adapte com facilidade a esse ambiente informal, mas ao mesmo tempo responsável. Assim que chega um colaborador novo na equipe, ele é direcionado a um treinamento. Segundo o diretor do escritório e o técnico de R.H. da MA escritório de contabilidade, a cultura da empresa é “[...] aberta, transversal e horizontal; no dia a dia, não se dá conta pelos níveis hierárquicos, todos falam com toda a gente. Gostamos de brincar, partilhar ideias, gostamos que as pessoas participem todas em tudo e aproveitem as capacidades uns dos outros”. O Gestor fiscal partilha esta ideia, ou seja, “a cultura da MA é aberta, muito informal e as pessoas adaptam-se facilmente” (FRANCO; PEREIRA, 2007).
Ação/Avaliação:
1) A partir do case apresentado anteriormente, elabore um texto (de 10 a 15 linhas) explicando de que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para a cultura organizacional permanecer mais flexível com qualidade e produtividade. Na sequência, indique as áreas de atuação da Psicologia organizacional relacionadas a este caso e discorra sobre três dessas áreas de atuação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A psicologia organizacional colabora para que a cultura organizacional permaneça mais flexível com qualidade e produtividade, pois a mesma mapeia a cultura organizacional para a realização de políticas que contribuam para a mesma.
Além disso, colabora para o bem-estar da equipe e para um ambiente profissional mais saudável e agradável.
As áreas de atuação da psicologia organizacional que se relacionam com a cultura organizacional são as seguintes: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de conflitos.
Bons estudos!
Perguntas interessantes