CASAS DE RELIGIÃO AFRICANA PRESERVAMA ANCESTRALIDADE. Com uma trajetória de luta árdua, o povo negro encontrou na religião uma forma de preservar a identidade cultural e os laços com a ancestralidade. E assim, as casas de religião de matriz africana foram e continuam sendo espaços de resistência. A Secretaria de Estado da Mulher e dos direitos humanos, por meio da superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial, tem um projeto de mapeamento desses espaços, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre as demandas e necessidades dessas comunidades. Segundo a secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões o mapeamento das casas de religião de matriz africana vai possibilitar a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e eficazes. Visto que, tais espaços sofrem constante preconceito e discriminação, por isso, várias casas religiosas funcionam na informalidade. Uma das primeiras funções do candomblé foi devolver ao negro a noção de família, já que por meio dos terreiros, a identidade familiar foi recuperada. Mas o que é ancestralidade? Em curtas linhas, ancestralidade é um tipo de legado construido por antecessores a nós. Aquilo que nos compõe, não somente elementos culturais ou sociais: sim, somos resultado de um processo cultural.
1- de acordo com texto Qual a revelância das casas africanas na preservação da ancestralidade?
2- Descreva o papel atribuído ao candomblé na formação cultural desse grupo étnico.
3- na sua visão quais ações poderiam fazer para combater o preconceito religioso?
4- comente a seguinte afirmação "as casas de religião de matriz africana foram e continuam sendo espaços de residência".
5- Com base no texto qual a influência dos antepassados em nossas vidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 .Os terreiros também serviram para resgatar no negro escravizado a noção de família, tendo mães e pais de santo em suas referências. Com uma trajetória de luta árdua, o povo negro encontrou na religião uma forma de preservar a identidade cultural e os laços com a ancestralidade.
2.
Candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Zambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.
3.A intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender e rechaçar religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças. A intolerância religiosa está marcada na história da humanidade, principalmente porque, no passado, era comum o estabelecimento de pactos entre as religiões, em especial as institucionalizadas, como o cristianismo, e os governos.
4 .
Com uma trajetória de luta árdua, o povo negro encontrou na religião uma forma de preservar a identidade cultural e os laços com a ancestralidade. E assim, as casas de religião de matriz africana foram e continuam sendo espaços de resistência.
5. Árvore Genealógica Gratuita - Descubra a Sua História
Construa sua árvore genealógica e faça descobertas surpreendentes. Comece agora! 63 milhões de usuários.
Conheça seus antepassados
Descubra a sua Genealogia
Teste de DNA ancestral
Registros de Nascimento
Nossos familiares e antepassados são os personagens dessa história e, portanto, representam parte fundamental na formação da nossa estrutura física e psíquica. Isso quer dizer que, mesmo não estando fisicamente presentes, nossos antepassados estão constantemente influenciando nossas atitudes e escolhas.
Explicação:
espero ter ti ajudar muito boa sorte e bons estudos