casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. […] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãss, aguardavam de pé ao redor da mesa […]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro […]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado,
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
De acordo com a narrativa, na sociedade japonesa, mulheres exercem função social inferior à dos homens. Isso é demonstrado por meio da descrição de uma cena em que o pai e os filhos fazem a refeição primeiro.
A metáfora é uma figura de linguagem descrita nas gramáticas como a “transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua, em virtude de uma comparação implícita”. O fragmento apresentado na questão apresenta metaforicamente, simbolicamente as relações de poder entre homens e mulheres naquela cultura.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás