casa grande e senzala gilberto freyre resumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A obra concebida pelo sociólogo Gilberto Freyre é um clássico que trata da formação do povo brasileiro, ressaltando seus defeitos e suas qualidades e as peculiaridades da sua origem.
O livro sublinha o quanto a sociedade brasileira era patriarcal, destaca aspectos do cotidiano na colônia (por exemplo, ficamos sabendo, a partir de Freyre, que quase não havia escolas, as crianças eram criadas no mato).
O autor também diferencia em sua obra o estilo de colonização portuguesa tendo em vista a colonização espanhola e a inglesa.
Casa-grande & senzala aborda especialmente aspectos relacionados a miscigenação, ocorrida com tanta intensidade potencialmente porque havia poucas mulheres brancas disponíveis na colônia. A igreja Católica, diante desse cenário de escassez, incentivou o casamento de portugueses com indígenas (jamais com negras).
Freyre investiga também a origem do mito da promiscuidade brasileira, da exacerbada sexualidade atribuída de modo equivocado aos indígenas e escravos. O intelectual disserta igualmente acerca da origem da opressão contra a mulher, como os homens cultivavam um sentimento de posse em relação as suas senhoras.
Em Casa-grande & senzala comenta-se a influência da igreja católica nas decisões da colônia, frisando o fato de ser proibido o acesso ao sacerdócio para negros ou mestiços.
Em síntese, as palavras do sociólogo se debruçam sobre a descrição dos hábitos da origem do Brasil e os papéis sociais desempenhados pelas diversas camadas da população.
Explicação: