Química, perguntado por gracieleteixeira2805, 10 meses atrás

Carta narrativa sobre o assunto ligações iônicas, covalentes e metálicas? alguém me ajudar por favorzinho​


Usuário anônimo: euh te ajudado
Usuário anônimo: só um minutinho
gracieleteixeira2805: entendi

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

Ligações química e a regra do octeto

A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.

Para isso, o elemento doa, recebe ou compartilha elétrons da sua camada mais externa, realizando, portanto, ligações químicas de caráter iônico, covalente ou metálico. Os gases nobres são os únicos átomos que já possuem oito elétrons na sua camada mais externa e é por isso que pouco reagem com outros elementos.

Tipos de ligações químicas:

Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.

-Ligações iônicas

Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).

Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto ponto de ebulição e conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido ou diluídos em água.

Observação: Fique atento ao fato de que o átomo que ganha elétrons vai se tornar um íon com sinal negativo e que o átomo que perde elétrons fica com sinal positivo.

Exemplos de substâncias iônicas:

Bicarbonato (HCO3-);

Amônio (NH4+);

Sulfato (SO4-).

-Ligações covalentes

As ligações covalentes acontecem pelo compartilhamento de elétrons. Em virtude da baixa diferença de eletronegatividade entres os elementos ligantes, eles não doam ou recebem elétrons, mas compartilham pares eletrônicos para assim ficarem estáveis de acordo com a regra do octeto. Esse tipo de ligação é muito recorrente nos elementos simples, como Cl2, H2, O2, e também nas cadeias carbônicas. A diferença de eletronegatividade entre os ligantes determina se a ligação é polar ou apolar.

-Ligação covalente dativa

Também chamada de ligação covalente coordenada, ligação semipolar, dativa ou coordenada, ela é muito semelhante à ligação covalente, o que difere as duas é que um dos átomos da ligação dativa é responsável por compartilhar dois elétrons. Nesse tipo de ligação, que ocorre artificialmente, a molécula adquire as mesmas características de uma molécula proveniente de uma ligação covalente espontânea.

(Se eu for escrever todas aqui o Brainly não vai deixar eu postar pq o máximo é de 500 caractéres, mas o básico é isso)

Espero ter ajudado!! Bons estudos❤️ツ


gracieleteixeira2805: Olá, onde vc pegou o link, vou precisar deles pra colocar no texto também
Usuário anônimo: qual link?
gracieleteixeira2805: Dá sua pesquisa, a que você respondeu minha pergunta
Usuário anônimo: eu já tinha feito esse trabalho ent eu só respondi do meu trabalho pro seu entedeu?
Perguntas interessantes