CARTA DO LEITOR - CONSUMISMO
Muitos dos males que afligem a humanidade e fazem entrever a possibilidade de um futuro trágico são provocados pela mentalidade consumista, na qual estamos inseridos, que é sinônimo de 'mentalidade egoísta', e se resume na fórmula de possuir tudo logo, sem pensar nas consequências que a nossa atitude pode trazer à própria sobrevivência do planeta.
Basta pensar, só para dar um exemplo, na selvagem destruição da floresta amazônica por motivos econômicos, no avanço do deserto na África, na poluição do ar e dos mares e no buraco de ozônio que foi encontrado na atmosfera, na direção dos polos. Todos esses fenômenos foram certamente causados pela ação dos homens. É necessária uma mudança de mentalidade.
Deveríamos ser pessoas que não desejam tudo, e de uma só vez, para si mesmas. Mas, impulsionados pelo amor, deveríamos ter sempre presentes as necessidades dos outros e, portanto, sabemos renunciar a bens supérfluos, para que outros possam ter o necessário.
Deveríamos ser também capazes de discernir propostas semelhantes feitas por grupos sociais e políticos, por exemplo, pela redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados, um salário que leve em consideração os encargos familiares, a nossa responsabilidade diante do problema ecológico, e assim por diante, para poder apoiá-las e formar opiniões.
1) Qual é a opinião do autor sobre as causas do consumismo? *
1 ponto
A) O autor defende a ideia de que os diversos grupos sociais e políticos precisam pensar sobre a redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados e garantir um salário que leve em consideração os encargos familiares.
B) O autor defende a ideia de que mentalidade consumista e “mentalidade egoísta” são sinônimos, o consumo sem pensar nas consequências em relação ao planeta.
C) O autor defende a ideia de que o consumismo, mesmo sendo desenfreado, não acarreta grandes consequências para a humanidade, afinal todos têm direito de fazerem suas compras.
D) O autor defende a ideia de que todos os problemas que acarretam a humanidade, certamente, não são causados pela ação dos homens, mas acontecem em decorrências de transformações naturais.
2) No fragmento: “Todos esses fenômenos foram certamente causados pela ação dos homens.”, o termo “CERTAMENTE” deixa em evidência uma apreciação do autor da carta. Qual? *
A) Dúvida.
B) Negação.
C) Afirmação.
D) Alternância.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-B) O autor defende a ideia de que mentalidade consumista e “mentalidade egoísta” são sinônimos, o consumo sem pensar nas consequências em relação ao planeta.
2-C) Afirmação.
1- A opinião do autor sobre as causas do consumismo parte em defesa da ideia de que mentalidade consumista e “mentalidade egoísta” são sinônimos, o consumo sem pensar nas consequências em relação ao planeta.
Pois, o autor relaciona o ato de pensar em si próprio no sentido de egoísmo, com o fato de não pensar nas consequências que o consumismo desenfreado vai gerar para a sociedade.
Essas ideias se tornam evidentes em: "é sinônimo de 'mentalidade egoísta', e se resume na fórmula de possuir tudo logo, sem pensar nas consequências que a nossa atitude pode trazer à própria sobrevivência do planeta".
Portanto, a alternativa correta é a letra B.
2 - O termo “certamente” deixa em evidência uma apreciação do autor da carta sendo ela afirmação, o que é evidenciado na alternativa C.
Pois, no contexto desta carta ao leitor se fala das consequências danosas a sociedade e ao meio ambiente que o consumismo desenfreado causa, de modo a deixar implícito que essas consequências são culpas do homem.
O que é justificado pelo fato de que tanto o consumismo desenfreado quanto o descarte incorreto do lixo é realizada por meio de ação humana, o que reforça a ideia de afirmação com o uso do termo "certamente".
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/1995243
https://brainly.com.br/tarefa/35742285
Bons estudos!