[. ] Carta ao povo e ao governo brasileiro A nação Munduruku no Pará é numerosa, somos aproximadamente 13. 000 homens e mulheres. Nos tempos passados nós Munduruku éramos temidos [. ] Ainda vivemos felizes em nosso território, [. ] mas fomos obrigados a aprender duas novas palavras da língua dos pariwat¹, palavras que nem existem na nossa língua: preocupação e barragem. Nossos sábios e nossos conhecimentos nos dizem que não são só os indígenas e pariwat que vão sofrer com a construção das usinas no Tapajós, todos os seres que moram nos rios e na floresta vão sofrer também [. ] Queremos continuar vivendo em paz, [. ] por isso não queremos nenhuma hidrelétrica em nossos rios. [. ] *Vocabulário: ¹Pariwat: Homem branco. O povo indígena abordado nesse texto luta contra a construção de hidrelétricas com o objetivo de promover
Soluções para a tarefa
O objetivo do povo indígena ao produzir esse texto é promover:
b) A manutenção da vida nas florestas brasileiras.
Interpretação de texto
A nação Munduruku, residente no Pará, escreveu o texto acima, direcionado ao governo brasileiro, para demonstrar sua preocupação com a construção de usinas hidrelétricas no rio Tapajós, pois essas obras ameaçam os seres que habitam os rios e as florestas.
A construção de usinas não afeta apenas as pessoas, mas também os animais e a própria floresta próxima à área que será inundada. Assim, a intenção desse povo indígena é proteger toda a forma de vida presente na região que será atingida por essas usinas.
O objetivo fica bastante evidenciado no último período do texto: "Queremos continuar vivendo em paz, [...] por isso não queremos nenhuma hidrelétrica em nossos rios."
Mais sobre a construção de usinas hidrelétricas:
https://brainly.com.br/tarefa/7302338
#SPJ4