Caro aluno, No texto, A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação, Antônio Joaquim Severino, faz “uma reflexão sobre a educação entendida como processo de formação humana, buscando ver quais os sentidos que essa formação recebeu ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização”. A partir do texto, A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação, faça uma reflexão, com suas palavras, sobre os sentidos da educação na Antiguidade Grego/Romana; no período Medieval e na Modernidade. Vamos lá!
Soluções para a tarefa
Vamos por partes:
Educação Grega: Era mais voltada para o crescimento intelectual do indivíduo, de maneira mais pessoal; Estudos nas áreas da liberdade tanto moral como da política; Influenciando assim a maneira como enquanto cidadão irá se comportar.
Educação Romana: O primordial principio era os dos Direitos e Deveres, na verdade mais deveres; Como sabemos a democratização era algo que não era encontrada; Existia o ensino moral e físico para a fabricação do guerreiro.
Educação Medieval: Como sabemos a Igreja Católica detinha o poder na época, então tivemos algo mais conservador voltado para a Teologia de maneira radical.
Educação Moderna: Aqui já temos o nosso modelo atual, onde a Igreja foi separada do Estado e temos a união da família juntamente com a instituição de ensino para passar o aprendizado para os indivíduos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Os sentidos da educação alteraram-se com o decorrer da história do mundo. Assim, podemos dizer que tomou diferentes características nos vários locais em que se desenvolveu.
Na Antiguidade Greco-Romana a educação visava o crescimento intelectual do indivíduo para prepará-lo em sua atuação na pólis e, no caso romano, na urbes. Este crescimento individual preparava os indivíduos para a vida pública, a postura política.
No caso da formação Medieval, há uma ideia de que é necessário prepara os indivíduos para o pensamento intelectual no âmbito da Igreja, da teologia e das artes liberais. Inspirada, portanto, no pensamento greco-romano, a educação medieval levou em conta a formação de caráter clássico, com sentidos cristãos.
No caso da educação assumida na modernidade, cresceu o caráter racionalizante do pensamento educacional, o que colocou de lado o centro cristão e trouxe a ciência bruta para o campo de discussão. Em nossos dias a educação tem por função proporcionar a formação profissional.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19548535