Carnaval influência Áfricana e europeia
Soluções para a tarefa
O Carnaval é uma festa popular no Brasil, que movimenta milhões de pessoas, atraindo turistas do mundo todo. Os dias de folia representam o período de feriado mais longo constante no calendário oficial do país.
O Carnaval chegou ao Brasil através dos portugueses (influência europeia), estando presente no calendário cristão desde o período da colonização.
No entrudo, como eram chamados os festejos na época, as famílias aristocratas brancas brincavam atirando água, lama, farinha, ovos e limões de cera perfumados, uns nos outros. Nesse período, os negros eram excluídos das festas, cabendo a eles trazer a água, limpar a sujeira feita nas residências, produzir os limões de cera, e servindo de “alvo” para os senhores brancos que lhes atiravam farinha com o intuito de vê-los embranquecidos e fazerem troça.
No século XIX, o entrudo popularizou-se e ganhou as ruas, causando preocupação nas autoridades que via essa popularização como risco de perda do controle social. Ao mesmo tempo, as elites foram recolhendo-se em suas casas, evitando misturar-se com a plebe.
Com a Abolição da Escravatura, em 1888, o negro pode participar dos folguedos de rua e um grupo de mascarados começou a desfilar pelas ruas entoando tambores e outros instrumentos de percussão: o famoso desfile do “Zé Pereira” (princípio da influência africana).
O barulho era considerado pela elite e autoridades como “infernal”, colocando em prática discursos moralistas, na tentativa de reprimir os festejos populares nas ruas. De olho na Europa, a elite importa os bailes de máscaras nos salões e fundam inúmeras sociedades carnavalescas (outra influência europeia), com o intuito de diferenciar-se da plebe e dos festejos de rua.
A partir daí, os negros passaram a festejar o carnaval, contribuindo com sua dança (samba) e musicalidade (batuque).
Espero ter ajudado ;)