Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas foi um cientista, que ainda recém formado em medicina, foi encarregado de chefiar os trabalhos de combate à malária em Minas Gerais, onde estava sendo construída a Estrada de Ferro Central do Brasil.
No período entre 1907 e 1909, mudou-se para Lassance, próximo de Corinto. Utilizando um vagão de trem como moradia, laboratório e consultório, como bom cientista, sua curiosidade levou-o a examinar animais e pessoas, buscando informações sobre as principais patologias da região. Logo em um mico (Callithrix penicillata) encontrou um parasita hemoflagelado, o qual denominou-o de Trypanosoma minasensi (espécie exclusiva de micos e considerada apatogênica). No entanto, Chagas examinou várias outras espécies de animais, inclusive espécies que apresentam hábitos de constituírem seus ninhos em casas onde as condições das moradias são precárias, que eram conhecidas como cafuas da região, construídas de pau-a-pique e barro, coberta de sapé.
Diante da informação acima, qual é o animal que Chagas examinou? Qual o parasita que ele encontrou no interior desse animal como hospedeiro e qual a doença que ele causa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Diante da informação acima, qual é o animal que Chagas examinou? Qual o parasita que ele encontrou no interior desse animal como hospedeiro e qual a doença que ele causa?
Em 1909 a doença de Chagas foi descoberta pelo sanitarista brasileiro Carlos Chagas que, na ocasião, combatia a malária no interior de Minas Gerais. O protozoário foi encontrado no inseto conhecido como barbeiro, visto sua preferência por sugar o sangue do rosto. Carlos Chagas examinou esses insetos e descobriu que eles eram os hospedeiros da doença batizada de doença de Chagas, descreveu por completo o ciclo da doença, tendo identificado o vetor (o besouro conhecido como barbeiro), o agente causal (o protozoário Trypanosoma cruzi), o reservatório doméstico (gato), a doença nos humanos e suas complicações. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho, durante a gravidez. No Brasil, foram registrados casos da infecção transmitida, por via oral, em pessoas que consumiram caldo de cana ou açaí contaminados por esses insetos.
Explicação:
Animal examinado foi o barbeiro e o parasita encontrado foi o protozoário Trypanosoma cruzi e caisa doenca de chagas,a explicacao ta no próprio texto,espero ter ajudado.