Carlos Moreno é Analista de Projetos e trabalha duramente para receber uma promoção e mudar de cargo para Gerente de Projetos. Durante anos, Carlos trabalhou em uma área de conhecimento que é fundamental para qualquer projeto acontecer: o Gerenciamento do Escopo do Projeto. Durante a fase do escopo, para cada projeto que era atribuído, com base no contrato do projeto, Carlos Moreno fazia primeiramente uma atividade que demandava uma grande análise e um extremo trabalho braçal: elaborar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Na posição de analista de projetos, Carlos Morena considera que criar a EAP antes de iniciar o escopo é de extrema importância para a organização e gestão de qualquer projeto. Depois que Carlos elaborava a EAP, ele então fazia o planejamento do escopo, coletava dos requisitos, obtinha o aceite das especificações junto aos stakeholders e iniciava a execução do projeto. O diretor da área de Projetos, pensando na promoção do Carlos para Gerente de Projetos, revisou e avaliou as atividades do analista de projetos e resolveu postergar a promoção do Carlos uma vez que ele está atuando de forma bastante errada no Gerenciamento do Escopo. De acordo com o cenário exposto neste enunciado, identifique o que Carlos está fazendo de errado dentro do Gerenciamento do Escopo do Projeto e explique qual é o processo correto que ele deveria adotar.
Soluções para a tarefa
Olá, friend.
O gerenciamento de projetos é a aplicação de habilidades, conhecimentos e técnicas com o objetivo de cumprir requisitos especificados.
Dentre as diversas fases da elaboração de um projeto está a EAP, estrutura analítica do projeto. Nessa fase utiliza-se da ferramenta para que o escopo seja mais visual, elencando as entregas, com o objetivo de organizar e gerenciar melhor.
Para a criação de um EAP é essencial ter acesso a essas entradas:
- Plano de gerenciamento de projetos;
- declaração do escopo;
- documento dos requisitos;
- entre outros.
Para a criação do Escopo o ideal é já ter um plano de gerenciamento, com a declaração do escopo, para planejar as entregas de forma a contribuir para o desenvolvimento do projeto. Carlos está errando ao começar a criação do EAP antes da definição do planejamento do escopo.
O certo seria esperar as entradas necessárias para a elaboração, como as citadas anteriormente, para assim começar a criação do EAP.
Espero ter ajudado. Abraço!