Carlos é um garoto de treze anos que vem apresentando algumas dificuldades, dentre elas: controle motor comprometido, estados confusionais entre pensamento lógico e abstrato e uma dificuldade estereotipada na aquisição de preceitos éticos. Sob recomendação da escola, os pais de Carlos vão leva-lo a um neurologista em breve.
Estudo de caso elaborado pela professora Juliana Alencar, 2018.
Considerando os sintomas apresentados e partindo da afirmação que são decorrentes de problemas neurológicos, podemos concluir que a região cerebral afetada é:
Alternativas
Alternativa 1:
Cerebelo
Alternativa 2:
Lobo Frontal
Alternativa 3:
Lobo Parietal
Alternativa 4:
Lobo Occipital
Alternativa 5:
Córtex Cerebral
Soluções para a tarefa
Em minha opinião a alternativa correta é 2. Lobo frontal.
No lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.
O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia.
A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executados pelo córtex pré-motor, que fica mais ativa do que o restante do cérebro quando se imagina um movimento sem executá-lo. Lesões nesta área não chegam a comprometer a ponto do indivíduo sofrer uma paralisia ou problemas para planejar ou agir, no entanto a velocidade de movimentos automáticos, como a fala e os gestos, é perturbada.