Carlos Drummond de Andrade é considerado o poeta mais importante do nosso Modernismo e pertenceu à segunda geração desse período literário.Assinale as principais características dessa fase,visivelmente detectadas no poema:
(A) Literatura politizada, marcada pelo questionamento da realidade e comprometida com as transformações sociais enfrentadas pelo país.
(B) Subjetividade, o culto ao “EU”, ao individualismo e à liberdade de expressão.
(C) Predomínio da razão sobre os sentimentos e uso de uma linguagem mais sóbria, sem excessos e figuras de linguagem.
(D) Literatura marcada pela obscuridade. A realidade é revelada de uma forma imprecisa e vaga.
(E) Culto excessivo da forma, expresso por meio de malabarismos sintáticos e abusos de figuras literárias, o que resulta em um rebuscamento exagerado da linguagem.
Soluções para a tarefa
Resposta: a resposta é a letra A
O modernismo, como manifestação literária e artística, apresenta uma linguagem crítica e social, criando enredos reflexivos e políticos (A).
Trechos como: "Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida. Em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo , até hoje não fumei" evidenciam a crítica do poeta ao se tratar do marketing para consumo.
O poema de Drummond faz uma crítica ao marketing e às propagandas excessivas, que utilizam o corpo humano e suas vestimentas com etiquetas e utensílios como anúncio constante dos seres humanos.
Carlos Drummond de Andrade foi poeta, escritor, contista brasileiro e, até hoje, é bastante famoso e lembrado pelos amantes de literatura.
Drummond fez parte da segunda fase do Modernismo e foi representante da "poesia de 30", com a obra "Algumas poesias".
O poeta possui inúmeros poemas, sendo o mais conhecido "No meio do caminho”, publicado em 1928.
Dentre suas obras de poemas, contos, crônicas e literatura infantil, as mais célebres são: Confidência do Itabirano, Poema de Sete Faces, Ausência, Poemas.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20491784