Saúde, perguntado por DudaMartt, 6 meses atrás

Carlos, de 55 anos de idade, foi levado ao pronto-socorro após a ingestão de grande quantidade de comprimidos de carvedilol, um fármaco que bloqueia receptores α1, β1 e β2 adrenérgicos, os quais medeiam principalmente efeitos cardiovasculares da epinefrina e da norepinefrina no organismo. Qual é o sintoma esperado nesse paciente?​​​​​​​

a)
Aumento da frequência cardíaca (taquicardi.

b)
Diminuição da frequência cardíaca (bradicardi.

c)
Vasoconstrição.

d)
Aumento da pressão arterial.

e)
Broncodilatação.

Soluções para a tarefa

Respondido por biasantos587
17

Resposta:

Diminuição da frequência cardíaca (bradicardia)

Explicação:

A ativação dos receptores α1 causa midríase, vasoconstrição e aumento da pressão arterial. A ativação dos receptores β1 aumenta a frequência e a contratilidade cardíaca e a pressão arterial. A ativação dos receptores β2 causa dilatação dos bronquíolos e relaxamento dos vasos dos músculos esqueléticos. Assim, a inibição desses receptores causará vasodilatação (bloqueio α1), redução da frequência cardíaca (bloqueio β1), redução da pressão arterial e broncoconstrição (bloqueio β2).

Respondido por viniciusrm19
9

O sintoma esperado neste paciente será de bradicardia, ou seja, a redução da frequência cardíaca, por conta do bloqueio de receptores adrenérgicos importantes, associados à ativação da epinefrina e noradrenalina (Alternativa B).

Os receptores α1, β1 e β2 adrenérgicos, são responsáveis por ativar os hormônios adrenalina e noradrenalina, localizados tanto no coração, quanto nas glândulas suprarrenais.

Ao bloquear estes receptores, os hormônios não conseguirão se ligar a estes elementos, impedindo que ocorra a ligação com seu sítio específico, o que o organismo irá compensar em uma redução do batimento (bradicardia).

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/16242360

Anexos:
Perguntas interessantes