Carlos, 33 anos, durante acidente de trabalho com energia elétrica, sofreu queimaduras em parte do corpo. Encaminhado ao pronto-socorro mais próximo, foi avaliado e devidamente tratado. As queimaduras caracterizavam-se por terem coloração esbranquiçada, serem profundas e indolores. A respeito do tipo de lesão que sofreu, Carlos teve: Selecione uma alternativa: a) Lesão nas três camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme, cauterizando vasos sanguíneos da derme. B) Lesão na epiderme e derme, caracterizada pela coloração esbranquiçada da derme. C) Lesão profunda na derme, sendo indolor pela ausência de terminações nervosas. D) Lesão profunda na epiderme, derme e hipoderme, cauterizando os vasos sanguíneos da hipoderme. E) Lesão superficial na epiderme, acometendo pelos e glândulas
Soluções para a tarefa
As três camadas mencionadas na alternativa A são parte da derme onde foram afetadas as fibras e os vasos sanguíneos da prótese: epiderme, derme e hipoderme, cauterizando vasos sanguíneos da derme. Assim como as terminações nervosas que lesionaram o atleta.
Derme
Sua principal função é criar proteção vascular que se conecta com os músculos e nutre a epiderme danificada.
Além disso, à medida que a derme envelhece, ela é formada por um tecido epitelial viável, que é a parte com vasos sanguíneos e nervos, em contraste com a epiderme, que é desprovida de vasos sanguíneos e nervos, em vez do estrato córneo.
A derme é delicada, a epiderme tem função protetora e atua como barreira física, pois é a primeira barreira contra patógenos, por isso recebe nutrientes que a epiderme não recebe. Como tal, a epiderme não possui vasos sanguíneos para reduzir a chance de infecção.
Leia mais sobre a derme em: https://brainly.com.br/tarefa/10835432
#SPJ4