Carlinhos e Patrícia se encontram em determinado ponto, ao atravessarem uma faixa de pedestre. Após o encontro, Patrícia continua seu deslocamento na direção norte, conservando sua velocidade inicial de 0,5 m/s, por 1 min e 20 s, até parar. Carlinhos, por sua vez, segue correndo na direção leste, por 20 s, com aceleração constante de 0,15 m/s2 , parando em seguida. Considerando-se que o ponto de encontro entre eles é a origem das posições de ambos, qual a distância, em metros, entre Carlinhos e Patrícia no momento em que param?
Soluções para a tarefa
Utilizando cineematica sem aceleração e com aceleração separadamente, temos que a distância entre eles neste momento foi de 50 metros.
Explicação:
Então temos uma questão de cinematica, vamos analisar as trajetórias de Patrícia e Carlinhos separadamente:
Patrícia:
Ela continuou andando para o norte com velocidade 0,5 m/s por 80 segundos (1 min e 20s), assim podemos calcular seu deslocamente pela função horario do espaço:
Assim temos que ela andou 40 metros para o norte.
Carlinhos:
Para Carlinhos vamos usar a mesma função horaria do espaço, porém a versão que possui aceleração, e neste caso sabemos que a velocidade inicial dele foi de 0 m/s, com aceleração 0,15m/s² e percorreu por 20 s, assim:
Assim temos que ele percorreu 30 metros para o leste.
Note agora que a distância entre eles é a hipotenusa de um triangulo retangulo, nois as direções norte e leste são perpendiculares. Desta forma a distancia que eles percorrem são os catetos desta, então utilizando teorema de Pitagoras:
Assim a distância entre eles neste momento foi de 50 metros.