Pedagogia, perguntado por taisamelopirip6q8rw, 8 meses atrás

Carla é uma Coda, ou seja, é ouvinte filha de pais surdos e aprendeu a Libras com eles. Seu filho nasceu com uma surdez profunda e, apesar de ela ter surdos na família, na época de seus pais a educação era fundamentada na abordagem oralista, com a qual eles relatam ter sofrido muito em seu processo de escolarização, fato que os levou a abandonarem os estudos. Por essa razão, Carla deseja para seu filho um futuro diferente, mas não sabe quais são as opções de educação para surdos que privilegiam a língua de sinais e a língua portuguesa. Se você tivesse oportunidade de ajudar Carla, o que você diria?

Lembre-se de que, Carla deseja um modelo de educação bilíngue para surdos, ou seja, na qual a Libras é ensinada como primeira língua e a língua portuguesa, em sua modalidade escrita, é ofertada como segunda língua. Essa proposta se difere da experiência oralista que seus pais relatam ter vivenciado em seu processo de escolarização (uma lembrança tão traumatizante que eles preferiram abandonar os estudos). Nesse sentido, lembre-se de que há três modelos educacionais que poderiam atender às necessidades e expectativas de Carla.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
5

A melhor alternativa, diante do desejo de Carla e do que compreende melhor escolha para o filho, certamente A comunicação Total para surdos seria a melhor escolha.

Esse tipo de educação considera o surdo por meio de um viés diferente do oralismo, haja vista que defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, priorizando a língua de sinais, os códigos manuais, e a linguagem oral como facilitadores da comunicação do indivíduo.

Perguntas interessantes