cargas mecanicas sao aplicadas constantemente no tecido osseo, sendo elas, cargas de compressão, de tração, de cisalhamento, de torção e de curvamento. A carga de tração, especificamente, corresponde a:
Soluções para a tarefa
O osso é um material anisotrópico, isto é, resiste de maneira diversa à cargas aplicadas em diferentes direções.
A Carga de Compressão pode ser entendida como um aperto. É um tipo de carga que, atuando axialmente sobre um osso, tende a diminuir o seu comprimento e aumentar seu diâmetro. Quanto maior a carga de compressão, mais tecido deve ter o osso para suportá-la.
Exemplo: Vértebras lombares e ossos dos membros inferiores.A caga de Tração é o oposto da compressão. É um tipo de carga que, atuando axialmente sobre um osso, tende a aumentar o seu comprimento e diminuir seu diâmetro.
Exemplo: Pessoa suspensa em uma barra e carregamento de um peso.
O Cisalhamento um tipo de carga que tende a provocar um deslizamento (ou deslocamento) de uma parte de um osso sobre outra (ou de um osso sobre outro).
Exemplo: Força atuando sobre a articulação do
joelho durante um agachamento.
A Flexão tende a curvar um osso, provocando esforços de compressão de um lado e esforços de tração do outro. Acontece quando uma força excêntrica (não-axial) é aplica à extremidade de um osso, criando um momento (torque) em um plano que contém seu eixo longitudinal.
Exemplo: Forças musculares atuando em ossos longos
Carga de Torção que tende a torcer um osso. Acontece quando uma força tende a girar um osso em torno do seu eixo longitudinal estando uma de suas extremidades fixas (ou impedida de girar livremente).
Exemplo: No futebol, a tíbia: pé fixo enquanto o resto do corpo sofre uma rotação x.
Na imagem 1, você pode ver melhor o exemplo de a carga de tração