Caracterize (por: vegetação,clima e atividade econômica) cada uma das sub-regiões do Nordeste.
Soluções para a tarefa
AGRESTE
Vegetação
A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos.
Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos, são característicos do local.
Por ser uma região de transição, ou seja, entre a zona da mata (mais úmida) e o sertão(mais seco), há locais em que o bioma da Mata Atlântica está presente.
Clima
O clima predominante na região do agreste nordestino é o clima semiárido. Apresenta temperaturas elevadas todo o ano e chuvas irregulares e, por vezes, escassas.
Sendo assim, é uma região muito seca com alguns locais de maior umidade. À leste, o clima é mais úmido pois está próximo da zona da mata.
Atividades Econômicas
A economia do agreste gira em torno da pecuária e da policultura. Assim, as principais atividades econômicas são: criação de gado, produção de leite e o cultivo de diversos tipos de plantas (milho, feijão, mandioca, café, algodão, sisal, frutas e verduras). Isso porque há algumas regiões úmidas e de brejo onde é possível cultivar.
Algumas festas de São João estão entre as maiores do mundo que ocorrem em Caruaru e Campina Grande.
Portanto, além da agricultura e pecuária presentes nas regiões rurais, nas zonas urbanas, encontramos muitas indústrias, comércios e diversos serviços. Merece destaque o artesanato da região, comercializado nos comércios e em diversas feiras.
SERTÃO
Clima
O clima predominante do sertão é o clima semiárido com temperaturas elevadas o ano todo e chuvas irregulares.
Está dividido em duas estações, com inverno chuvoso (dezembro a junho) e verão quente (julho a novembro).
Por conta da sua localização, a região sofre com longos períodos de seca. Sendo assim, há invernos que não chove e que pode durar mais de dois anos.
Isso porque o Planalto da Borborema, situado entre o agreste e na zona da mata, impede que a umidade do oceano atinja a região.
Sendo assim, o índice pluviométrico é muito baixo o que leva a diversos problemas sociais e econômicos.
Relevo e Vegetação
A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos.
Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.Grande parte das plantas perdem suas folhas, com o intuito de sobreviver com a falta de água.
O solo da região é pouco profundo, pedregoso e em grande parte, pouco fértil. No entanto, alguns locais, como os brejos, a umidade é mais elevada e, portanto, o solo é mais fértil.
Atividades Econômicas
Embora grande parte da região seja muito árida, há presença de locais mais úmidos, como os brejos. Ali, são desenvolvidas atividades de agricultura com destaque para as plantações de cana, milho, mandioca e feijão.
Além disso, locais mais próximos do rio são Francisco são encontradas plantações de frutas. A pecuária extensiva com a criação de gado também é uma atividade econômica desenvolvida em locais mais úmidos.
Assim, a economia do local também está marcada pelas indústrias, comércios e serviços em geral.
Problemas como a fome, má distribuição de renda, miséria e êxodo rural são recorrentes, sobretudo, nas cidades do interior do sertão.
1º parte da resposta
O relevo é marcado por região de planícies. O solo da região vem sendo explorado desde a colonização, embora ainda seja fértil.
Ainda é possível encontrar árvores de médio e grande porte, característicos desse bioma. Há também a presença de vegetações costeiras próximas do oceano.
VEGETAÇÃO
A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição. Encontra-se também nessa região a presença de Cerrado.
A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
O clima que prevalece nesta sub-região é o tropical úmido com verão úmido e inverno seco. A região litorânea tem índice de chuva elevado (média de 1.900 mm por ano). Já a área próxima ao sertão tem índice pluviométrico baixo (em torno de 650 mm por ano).
A temperatura média anual no Meio-Norte é de 28°C.
Clima
O clima predominante na região é o tropical úmido. Apresenta temperaturas elevadas (média de 25 graus) e grande pluviosidade no outono e no inverno, devido a sua proximidade com o oceano.
Importante notar que as massas úmidas vindas do oceano não conseguem ultrapassar regiões elevadas como o Planalto da Borborema e, portanto, precipitam na Zona da Mata.
2º parte da resposta