Caracterize os três partidos políticos envolvidos no Processo da Independência do Brasil
destacando suas principais ideias.
a)Partido Brasileiro:
b) Partido Português:
c) Liberais radicais:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)O Partido Brasileiro, conhecido desta forma apesar de não ter sido um partido político formal no sentido moderno do termo, reunia a alta burguesia urbana, os comerciantes e grandes proprietários de terras e escravos (latifundiários), que defendiam os benefícios de que gozavam desde a vinda de D. João VI ao Brasil, em 1808. Sem defender inicialmente a separação de Portugal, este grupo defendia pautas liberais clássicas, as conquistas econômicas e não acatava as ordens vindas das Cortes. Foi o Partido Brasileiro que conseguiu convencer o Príncipe regente Pedro I a permanecer no Brasil quando as Cortes exigiram seu retorno a Portugal no episódio do Dia do Fico (9 de janeiro de 1822). Dom Pedro I era, de fato, o líder dessa facção política.
b)Os membros do Partido Português, durante a Regência de D. Pedro, eram favoráveis à recolonização do Brasil, já que, no geral, beneficiavam-se com a condição de colônia do país. Depois da independência, durante a Assembleia Constituinte de 1823, passaram a defender um governo centralizado e forte(principalmente no Senado), capaz de derrotar as tendências separatistas que se verificavam no Império. Vale ressaltar que, apesar de ser chamado de "Partido" e estar incluso na categoria "Partidos políticos do Brasil", o Partido Português não era efetivamente um partido político formalmente constituído no sentido moderno do termo, mas sim uma corrente de opinião. Seu sucessor ideológico foi o Partido Restaurador, conhecido depreciativamente como "os caramurus".
c)Os liberais radicais era um grupo formado por jornalistas, médicos, advogados, pequenos comerciantes, padres, população urbana e aristocratas nordestinos não beneficiados pela política joanina.
Os liberais-radicais eram um grupo que desejava a independência, reformas sociais e a estruturação de uma república. Esses foram um resultado de uma aliança entre as elites burguesas periféricas alijadas do poder central, com setores médios da sociedade, defendiam um projeto liberal avançado incluindo a descentralização política expressa no federalismo e, na sua versão mais radical, favorável a república e ao fim da escravidão.