Caracterize os dois tipos de substratos vegetativos mais presentes na Região Nordeste, o substrato arbustivo e o herbáceo
Soluções para a tarefa
Explicação:
Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as Formações Herbáceas e Arbustivas nesta aula de Geografia para o Vestibular e o Enem. Confira as características do Pantanal, do Cerrado, da Caatinga, e dos Mangues.
Confira abaixo as características do Cerrado, do Pantanal, dos Mangues, e da Caatinga. São as Principais Formações Herbáceas e Arbustivas do Brasil. Conteúdo para questões de Ecologia e Meio Ambiente, e para Geografia no Vestibular e no Enem.
Cerrado – Caracterizado pela presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Geografia Enem
Caatinga – A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Quando você vê pela televisão, no cinema ou na internet cenas da seca no sertão, ou as antigas filmagens do bando do cangaceiro Lampião, quase sempre são cenários da caatinga.
Veja as notas de corte do Sisu
gapixel
A Caatinga está presente também nas regiões dos extremos norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).
Geografia Enem
Campos – Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.
Geografia Enem
Pantanal – Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera