Biologia, perguntado por ynaiara17, 11 meses atrás

caracterize os componentes de uma blastula

Soluções para a tarefa

Respondido por iarasilva445
3
Blástula (do grego) (Blastos) que significa "broto") ou blastocisto (em mamíferos placentários) é uma esfera oca de células embrionárias, conhecidas como blastômeros, em torno de uma cavidade interna cheia de fluido chamada blastocele. É o nome dado ao segundo estágio de desenvolvimento de um embrião animal em embriologia. Pelo reino animal inteiro existem diversos tipos de clivagens e variedades embriônicas[1].


Logo após a fertilização, uma série de rápidas divisões mitóticas ocorrem no embrião[2], e cada uma dessas novas células menores é chamada de Blastômeros. Estes blastômeros primeiramente formam a mórula, um estágio anterior ao da blástula, que contém aproximadamente 8 células. Após um processo de compactação das células através de tight junction, uma cavidade interior à mórula se forma, chamada de blastocele; apenas quando esta se forma pode-se considerar o embrião em estado de blástula.
Respondido por BiancaKelley
3
A blástula está dentro do processo de segmentação, que é a primeira fase do desenvolvimento embrionário (seguido pela gastrulação e pela organogênese).

Uma característica importante que temos na blástula é o aumento do número de células, bem como o aumento do volume. Sim, o volume aumenta, lembre-se que, até a mórula (1ª etapa da segmentação), o volume praticamente não se altera, já que as clivagens ocorre de maneira muito rápida, impedindo o aumento do volume celular que ocorre devidamente na intérfase mitótica. Com a formação da blástula temos outra característica importante: a blastocele, uma cavidade cheia de líquido nutritivo.

*Não esquecer: os blastômeros, na blástula, ainda não se encontram devidamente diferenciados, pois não houve, nesta etapa, a formação dos folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma).
Perguntas interessantes