Caracterize os aspectos naturais de cada uma das sub-regiões do Nordeste.
Soluções para a tarefa
Zona da mata: Clima é tropical úmido, e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas (região intertropical); vegetação natural é a Mata Atlântica, que sofre grande destruição; região com bastante ventos litorâneos e alísios.
Agreste: corresponde ao que se caracteriza de área de transição entre o Sertão semi-árido (com predominância de vegetação de Caatinga) e a Zona da Mata (constituída de Mata Atlântica); Relevo acidentado; o regime de chuvas é irregular e os rios são temporários.
Sertão: Grande parte desta sub-região está no que é denominado “polígono da seca”, sobre o centro da região Nordeste; regime de chuvas muito baixo e irregular, marcado por secas intensas (sazonais)
Meio norte: Área de transição entre a Floresta Amazônia e o Cerrado. Ao mesmo tempo, também é área de transição entre o Cerrado e a Caatinga. Sendo assim, faixa de transição entre Amazônia e o sertão semi-árido do Nordeste; Sua vegetação é caracterizada por matas de cocais, carnaúba e babaçus; Índice pluviométrico relativamente alto, sobretudo, ao oeste. Isso ocorre pelo movimento da massa equatorial atlântica (MEA).