caracterize o sistema de produção e de alimentação durante a idade média
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Alta Idade Média, até os séculos VIII e IX o consumo de alimentos estava diretamente ligado à produção. ... A unidade de produção de alimentos era o conjunto de quintas de um mesmo proprietário, cujas produções se complementavam. O modelo econômico era silvo-pastoril.
Explicação:
FANTASTIPEDIA
FANTASTIPEDIA
Alimentação na Alta Idade Média
Na Alta Idade Média, até os séculos VIII e IX o consumo de alimentos estava diretamente ligado à produção. O mercado era praticamente inexistente, salvo no que se refere a produtos de luxo, como as especiarias, ou à margem da produção normal. O espaço urbano quase desapareceu e o que restava das cidades se ruralizou. Campos, pomares, prados e bosques penetraram nas cidades, segundo a lógica de consumo direto que predominava nessa época. A unidade de produção de alimentos era o conjunto de quintas de um mesmo proprietário, cujas produções se complementavam.
O modelo econômico era silvo-pastoril. Em todos os lugares, os grupos humanos estavam em contato com a floresta e os bosques, cortados por clareiras naturais e cursos d'água. Enquanto se desmatavam algumas áreas para plantar a vinha e praticar culturas de brejo, outras terras incultas eram cercadas de cuidados, para que delas se tire o máximo proveito. Aos produtos da agricultura, juntavam-se os alimentos fornecidos pelas terras não-cultivadas: caça, peixe, gado criado nos bosques. A variedade de alimentos e a disponibilidade de carne eram relativamente garantidas, mesmo para as classes populares. Nesta época, os camponeses europeus tiveram uma alimentação mais equilibrada e com mais segurança material do que em na Antiguidade, na Baixa Idade Média e mesmo na Idade Moderna, quando seriam obrigados a se alimentar quase exclusivamente de cereais.
Nesse modelo, tornado possível pela queda da população nos últimos séculos da Antiguidade e por novas fontes de alimentos, a desnutrição crônica quase não existia e as doenças provocadas por carências alimentares eram raras. As crises de fome também foram menos freqüentes que em outras épocas, devido à variedade de fontes: em épocas de escassez, recorria-se, por exemplo, a pães feitos com ingredientes colhidos nos prados ou nos bosques, como ervas, frutas, bolotas de carvalho etc.