História, perguntado por alinegata100afp96uyv, 1 ano atrás

caracterize o que representava a american way of life

Soluções para a tarefa

Respondido por bianoctuamowui7h
2

As definições pós Primeira Guerra Mundial, especialmente o Tratado de Versalhes, fizeram com que as rivalidades anteriores à guerra se mantivessem acesas. E, no caso alemão, radicalizam-se.

Mas foi também este o período em que os Estados Unidos da América (EUA) se tornaram uma potência mundial. A prosperidade estadunidense possibilitou ao país exportar produtos agrícolas e industrializados para toda a Europa, garantindo grandes lucros ao país.

Entretanto, os EUA não exportaram apenas produtos agrícolas e industrializados à Europa e ao restante do planeta. A cultura norte-americana também passou a impregnar as outras nações. Principalmente por meio da literatura, do cinema e da música, os Estados Unidos souberam, como nenhum outro país, aproveitar-se da lacuna de poder aberta pela crise europeia do pós-guerra. Com isso, os norte-americanos passaram a exportar seu modo de vida, o “american way of life” (estilo de vida americano), onde as famílias do país alcançavam a felicidade por meio do consumo de produtos industrializados (rádios, eletrodomésticos, aspirador de pó, comida enlatada, carro próprio, etc.).

Mas mais importante ainda, foi a exportação do modelo de “self made man” (homem que se faz sozinho), ou seja, aquele homem que através de seu trabalho deixava a pobreza para se tornar num rico empresário.

Porém, a Era de Ouro estadunidense chegou ao fim em outubro de 1929 com a Crise da Bolsa de Nova Iorque.

A Crise de 29 ou a Crise da Bolsa de Nova Iorque

No dia 24 de outubro de 1929, milhares de investidores perderam, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. A quebra na bolsa de valores acentuou drasticamente os efeitos da recessão que vinha se arrastando por todo aquele ano, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos.

A diminuição das vendas de produtos industrializados levou ao fechamento de inúmeras fábricas e lojas, levando ao desemprego milhares de trabalhadores.

A Crise de 1929 é considerada a maior crise da história econômica do capitalismo.

A gravidade da crise obrigou o governo norte-americano a intervir na econômia, algo que contradizia a própria lógica do liberalismo econômico.

Perguntas interessantes