Administração, perguntado por abya41, 9 meses atrás

caracterize o projeto Àgeis​

Soluções para a tarefa

Respondido por nanamoura2111
1

O que são métodos ágeis?

Os métodos ágeis são uma opção diferenciada na gestão convencional de projetos. Os métodos convencionais são conhecidos como pesados ou clássicos. Eles surgiram a partir do desenvolvimento de softwares, mas não estão limitados aos projetos relacionados.

As metodologias ágeis contribuem para que as equipes enfrentem os eventos imprevistos considerando um projeto por meio de entregas incrementais e ciclos iterativos. Elas favorecem um processo de gestão de projetos que estimula a inspeção e os ajustes frequentes.

O método ágil estimula as atividades em equipe, a comunicação recorrente, a auto-organização, a atenção focada no cliente e a entrega de valor. Enfim, eles são uma reunião de práticas valiosas cuja finalidade é a entrega rápida e de boa qualidade da mercadoria, fazendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento às necessidades da empresa e dos clientes.

Em fevereiro de 2001, uma reunião nas montanhas de Utah (EUA) marcou o início do paradigma dos métodos ágeis. Como resultado dessas reuniões, surgiu o Manifesto Ágil, que conta com 12 princípios e 4 valores, os quais são:

os indivíduos e as interações entre eles, mais que ferramentas e processos;

o software funcionando, mais que muitos documentos;

a colaboração com o cliente, mais que a negociação de contratos;

as respostas às mudanças, mais que cumprir fielmente um plano.

O Kanban é uma das metodologias ágeis?

Essa metodologia está se destacando no mercado como uma das maneiras de realizar o gerenciamento ágil em projetos de todo o mundo, por ser completamente adaptável a qualquer empreendimento, independentemente da cultura dos usuários.

O principal objetivo do Kanban é buscar a evolução, e não a revolução. Essa ferramenta permite a organização das atividades e dos processos de movimentação de materiais e produtos de uma forma visual. Sua estrutura é simples, formada por um quadro dividido em etapas: “a fazer”, “em execução” e “finalizado”. Além do quadro, é comum a utilização de cartões e blocos de sticky notes, que são usados de acordo com o andamento das atividades.

Garantir um ritmo de produção sustentável, evitando gargalos, delays e excesso de produtos em estoque é um dos benefícios de adotar o Kanban. O progresso de trabalho de uma organização deve ser determinado de acordo com a capacidade de execução da tarefa e de seus respectivos limites.

Perguntas interessantes