História, perguntado por juhpossidoun, 1 ano atrás

caracterize o governo de teodosio

Soluções para a tarefa

Respondido por Vithorone
20
Em 395, o imperador Teodósio dividiu o império em duas partes: Império Romano do ocidente, com capital em Roma; e Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla. Com essa medida, acreditava que fortaleceria o império. Achava, por exemplo, que seria mais fácil proteger as fronteiras contra ataques de povos invasores. Os romanos chamavam esses povos de bárbaros, por terem costumes diferentes dos seus. Teodósio (378 – 395) ficou conhecido na história do império pela oficialização do cristianismo (395) e divisão do Império romano em duas partes: o do Ocidente (capital Roma) e o do Oriente (capital Constantinopla). 
Por volta do final do seu governo, os povos genericamente chamados de bárbaros passaram a promover incursões pelos limites do Império, que culminariam nas invasões e na queda do Império romano ocidental (476 – Odoacro – governo do imperador Rômulo Augusto). (Odoacro depôs Rômulo Augusto, último imperador romano). 
Respondido por rafaelfiremax
5

Resposta:

Teodósio I nasceu em 11 de janeiro de 347, em Cauca (Milão, Itália). Foi o imperador romano que impôs o catolicismo como religião oficial e dividiu o Império entre Oriente e Ocidente. Em 379, foi nomeado Rei com poderes sobre o Oriente, começando seu reinado sobre aquela parte do Império. Venceu os visigodos (povo do Império Romano) e assinou pactos com seu rei Atanarico para a instalação desse povo germânico em Méssia, como federados do Império, ou seja, aliados bárbaros aos quais se encomendava a defesa da fronteira. Posteriormente, transmitiu o título de rei a seu filho Arcádio estabelecendo uma nova dinastia imperial, que reinou temporariamente só no Oriente.

Perguntas interessantes