História, perguntado por Tainaralatosinski, 1 ano atrás

Caracterize o comércio entre o norte e o sul da Europa no século XI

Soluções para a tarefa

Respondido por ivsisabela
1
Esse comércio, ainda que "meio tímido", foi possível através de algumas conquistas obtidas pelas cruzadas. As poucas ordens de cavaleiros que obtiveram sucesso, lá se instalaram e desenvolveram o comércio a partir de Jerusalém. A nobreza feudal, embora motivada pelo clero à Guerra Santa com pretexto religioso de libertar Jerusalém de pagãos muçulmanos, era movida também pelo caráter econômico que as Cruzadas representavam, ocorrendo assim uma pequena mais importante rota comercial, que mais tarde passou a ser monopolizada pela burguesia do norte da Itália. Com o passar do tempo, Jerusalém caiu novamente em mãos islâmicas, só então (já no séc. XV), em busca de novas rotas de comércio para que esse podesse se tornar viável as economias ascendentes da europa, foi "descoberto" o novo mundo, assim como a meta que almejavam. Vasco de Gama, navegador português chegou a Calicute na Índia em 1498. 
A busca por novas colônias e principalmente um novo caminho para as índias como alternativa ao Mediterrâneo que outrora era dominado pela Itália fez que com que os demais países europeus, principalmente Inglaterra, Portugal e Espanha ampliassem suas fronteiras. 
Daí para o descobrimentos das terras ao oeste foi apenas questão de tempo. 

De um modo bem resumido: 

Com a reativação do comércio, no século XI pelas Cruzadas, a Europa Ocidental se desenvolveu tanto na área urbana como no comércio.  
Perguntas interessantes