caracterize o agreste e o meio norte nordestino
Soluções para a tarefa
- Índice pluviométrico médio anual no agreste é de 700 mm de chuvas. Em algumas áreas é comum a ocorrência de secas. As áreas mais úmidas são próximas à Zona da Mata, enquanto as mais secas estão próximas ao sertão.
- Vegetação típica da caatinga: arbustos com galhos retorcidos (aroeiras, angico e juazeiro), além da presença de bromélias e cactos.
Nordestino:O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão, e é também conhecida como mata dos cocais devido às palmeiras de babakie carnaúba encontradas na região. No litoral chove cerca de 2 000 mm anuais, indo mais para o leste e/ou para o interior esse número cai para 1 500 mm anuais, e no sul do Piauí, uma região mais parecida com o sertão, chove, em média, 700 mm por ano.
A mata dos cocais é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região.
A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o clima é semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição. Encontra-se também nessa região a presença do Cerrado.
- A fauna é caracterizada pela presença de várias espécies de animais como, por exemplo, cutia, veado-catingueiro, tatupeba, preá e gambá.
- A criação extensiva de gado, pecuária leiteira e agricultura (em áreas com maior umidade) são as principais atividades econômicas da região.