caracterize Estado Laico, Estado Ateu e Estado Religioso e dê um exemplo para cada tipo de estado.
danielcbl:
Estado Laico = Estado sem uma religião envolvida na política administrativa. Defende a liberdade religiosa. Exemplo = O Brasil ou Canadá (e muitos outros). Estado Religioso = Que tem uma religião envolvida na política administrativa. Exemplo = Afeganistão ou Egito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
- Estado Laico: Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais. O Estado laico trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.
Exemplo: O próprio Brasil.
- Estado Ateu: É caracterizado pela proibição ou perseguição a práticas religiosas. O Estado não apenas se separa da religião, mas a combate.
Exemplo: Podem ser encontrados em experiências socialistas ou comunistas do século XX: União Soviética (URSS), Cuba, China, Coreia do Norte, Camboja, entre outros.
- Estado Religioso ou Teocrático: As decisões políticas e jurídicas passam pelas regras da religião oficial adotada. Em países teocráticos, a religião pode exercer o poder político de forma direta, quando membros do próprio clero têm cargos públicos, ou de forma indireta, quando as decisões dos governantes e juízes (não religiosos) são controladas pelo clero.
Exemplos: O Irã, que adota o islamismo como religião oficial e possui um aiatolá como chefe de Estado; e o Vaticano, o país-sede da Igreja Católica, cujo chefe de Estado é o próprio papa.
Perguntas interessantes