caracterize como foi o governo dos juizes e dos reis do povo hebreu.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ela se inicia com o episódio conhecido como “Êxodo”, no qual Moisés lidera a volta de seu povo do Egito, onde se encontrava submetido à escravidão e termina com a escolha do fazendeiro benjamita Saul para ser o governante de todo o povo de Israel. Esta era é de extrema importância para o povo judeu, pois é quando estes firmam um território, o primeiro Estado de Israel, e quando se nota como seria importante a união das várias tribos, o que acontecerá na etapa seguinte, a Era dos Reis.
O nome "Era dos Juízes" faz referência à organização política do território, onde cada tribo era governada por um juiz, um líder militar que julgava tudo. Ele funcionava como um intermediador entre a esfera divina e a administração política da comunidade.
Ao mesmo tempo, este tipo de organização demonstra que não havia qualquer consciência nacional entre os hebreus. Não existia um governante supremo para as doze tribos, os juízes governavam apenas sua tribo, e com isso, conseguir auxílio das outras tribos era considerado uma proeza. O único sinal remanescente de alguma nacionalidade hebraica neste período é a existência do Santuário de Shiloh.
Os principais acontecimentos desse período podem ser resumidos num ciclo de três fases. O primeiro, é o desvio da religião e dos mandamentos de Deus (Iavé ou ainda Jeová) por uma das tribos. Ocorre que esta acaba sendo conquistada por algum outro povo da região até que surge um juiz que mostra o caminho para o povo, conseguindo libertá-lo do invasor.