Português, perguntado por raianykeury07, 9 meses atrás

Caracterize brevemente a concepção de mulher que este soneto apresenta. Aponte duas características desse soneto que o filiam ao Classicismo, explicando-as sucintamente.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiasilvali63
106

Explicação: a)  A mulher é vista não como uma companheira mas como um ser angelical. A beleza converte-se em Beleza pura, que leva ao "mundo das idéias" e à divindade.


hitalo7171: cadê a letra (B) ?
hitalo7171: a resposta ?
Respondido por larissamagrani
3

No poema, a mulher é vista não como uma companheira, mas como um ser angelical. A beleza converte-se em Beleza Pura, que leva ao "mundo das ideias" e à divindade.

As raízes clássicas demonstram a importância do corpo feminino e sua valorização no espaço natural. Os trechos que demonstram a exaltação da figura feminina são:

"Em vos louvar, Senhora, não me fundo,

Porque, quem vossas cousas claro sente,

Sentirá que não pode merecê-las"

O Arcadismo foi criado como superação do Barroco, que elevava o exagero e a oposição entre o sagrado e o profano.

O Arcadismo apresenta uma linguagem simples, mas com formalismo e é denominado de "Neoclassicismo" ou "Setecentismo". Sua principal influência foi o Iluminismo e tem grande uso de pseudônimos.

Os autores arcadistas mais famosos no Brasil foram: Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama, Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.

Junto com o Quinhentismo e o Barroco, foi a última escola literária no Brasil enquanto colônia de Portugal.

As expressões mais usadas são: carpe diem (viva o dia), locus amoenus (local agradável) e fugere urbem (valorizar a vida do campo).

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/7891998

Anexos:
Perguntas interessantes