caracterize as quatro camadas principais da atmosfera
Soluções para a tarefa
Resposta:
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções: Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Explicação:
Troposfera: composta, basicamente, por Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.
Estratosfera: encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.
Mesosfera: com alturas de até 80 km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos -100 °C.
Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000 °C e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.
Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio.